Hematose: como funciona a difusão pulmonar?
top of page
  • Foto do escritorLeo Jp

Hematose: como funciona a difusão pulmonar?

Atualizado: 12 de jul. de 2021


Hematose pode ser conceituada como a troca gasosa que ocorre nas porções terminais pulmonares, sendo assim, também pode ser chamada de respiração pulmonar (esta é diferente da respiração celular, que ocorre dentro da célula em várias partes do corpo).


Existem cerca de 300 milhões de alvéolos nos dois pulmões humanos, estas unidades apresentam paredes muito finas e, interconectados a elas, temos uma malha de capilares, ambos compõem a membrana respiratória e é neste local que ocorre a troca gasosa.



Essa troca gasosa ocorre o tempo todo no corpo e é importante para a manutenção do metabolismo celular.


Um princípio físico chamado de difusão permite essa troca através da membrana: assim o oxigênio (O²) que estava em grande quantidade dentro do alvéolo passa para as hemácias, sendo transportado para o corpo, e o dióxido de carbono (CO²), em grande quantidade na hemácia, passa para o alvéolo para ser eliminado durante a fase expiratória da ventilação.


Fonte: GUYTON AND HALL, Textbook Of Medical Physiology, 13th edition Copyright © 2016 by Elsevier, Inc. All rights reserved.


O que é difusão?


Difusão é a passagem de substâncias de uma área onde estão em maior concentração, para uma área em que estão em menor concentração, ou seja, decorre da diferença de pressão entre os ambientes.

No caso da difusão pulmonar, ela é consequência da diferença de pressão entre os gases da atmosfera (pressão atmosférica), do ar alveolar (pressão pulmonar) e dos capilares sanguíneos.


Quanto maior a concentração de um gás, maior a sua pressão. Assim, para gás carbônico e oxigênio se movimentarem para dentro e para fora dos pulmões, eles migrarão sempre do meio onde estão em maior concentração (maior pressão), para o meio de menor concentração (menor pressão).


E como ocorre a difusão pulmonar?


A diferença entre a pressão atmosférica e a pressão alveolar nos faz inspirar e expirar. Inspiramos oxigênio porque sua pressão é maior na atmosfera do que dentro dos pulmões. E expiramos gás carbônico porque sua pressão é maior dentro dos pulmões do que na atmosfera.



Já a diferença de pressão entre os alvéolos e os capilares sanguíneos, promove a difusão dos gases entre eles. Devido a espessura da membrana respiratória, que é muito fina, não é preciso que O² e CO² atravessem grandes quantidades de plasma sanguíneo, o que justifica a rapidez desse processo.


O gás carbônico está mais concentrado no sangue dos capilares e menos nos alvéolos. Assim, ele se difunde para o ar alveolar, sendo expelido posteriormente pela expiração. Já o oxigênio, está mais concentrado nos alvéolos e menos nos capilares. Ele migra para os capilares, possibilitando sua entrada na corrente sanguínea.


O que mais pode influenciar a hematose?


Entre os parâmetros que podem influenciar uma adequada hematose, estão:

  • Volume corrente de ar: ar que entra e sai dos pulmões a cada ciclo respiratório;

  • Frequência respiratória: quantidade de respirações que realizamos em um minuto;

  • Volume residual: ar que permanece dentro dos pulmões mesmo após uma expiração forçada. Ele é importante para manter os alvéolos constantemente abertos.


Qualquer desvio significativo nesses parâmetros pode comprometer a hematose e a oxigenação do sangue.


Assim, em casos de insuficiência respiratória, seja qual for sua motivação, recorre-se a ventiladores pulmonares mecânicos, para que eles possam suportar a respiração, enquanto o corpo do paciente não é capaz de fazê-lo.


Ao utilizar um Ventilador Mecânico, pode-se regular o volume corrente de ar e a frequência respiratória em níveis apropriados para cada paciente e seu quadro clínico, auxiliando o processo da hematose, este indispensável à vida humana e ao adequado funcionamento do corpo.



Referências Bibliográficas

GUYTON AND HALL, Textbook Of Medical Physiology, 13th edition Copyright © 2016 by Elsevier, Inc. All rights reserved.


83.303 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page