Estudo comprova usabilidade e eficiência de produto Magnamed

Estudo comprova usabilidade e eficiência de produto Magnamed

February 17, 2020

Usabilidade, uma palavra que parece complicada, mas define algo muito simples e que podemos sentir cotidianamente em nossas vidas. Na área da saúde, o tema é ainda mais importante, já que dispositivos e equipamentos médicos podem salvar vidas. Pesquisas indicam que um terço dos incidentes envolvendo dispositivos médicos envolvem a usabilidade e que 50% dos recalls desses dispositivos se relacionam a problemas de design que também envolvem a usabilidade.

 

A Magnamed, ao projetar seus ventiladores, preza pela usabilidade, por entender que essa é uma característica que influencia enormemente o atendimento em saúde e os resultados que podem ser obtidos com o suporte ventilatório. Para atestar a usabilidade de um de seus principais produtos, o Fleximag Plus, a empresa realizou um estudo que avaliou o seu desempenho nos seguintes aspectos:

 

- função setup: ligar o aparelho na tomada, acionar a chave liga/desliga, montar o circuito com umidificador e deixar o aparelho pronto para uso;

 

- modos e parâmetros ventilatórios: alteração entre modos ventilatórios e ajustes de parâmetros em cada modo;

 

- alarmes: ajustes dos limites de alarmes e reação a alarmes sonoros.

 

Em cada um desses aspectos, foram analisadas as relações entre taxas de sucesso e taxas de falha e entre tempo ideal de execução de tarefas e tempo inaceitável. Os resultados confirmaram a eficiência do Fleximag Plus, com índices comparáveis aos melhores ventiladores do mercado: 85% das tarefas foram completadas com sucesso. Além disso, o estudo indicou que 83% das pessoas acham as funções do aparelho bem integradas e 92% afirmaram que se sentem seguras ao usar o Fleximag Plus.