Qual a diferença entre ventilação pulmonar e respiração celular?

October 22, 2019

Quando falamos em respiração, é natural que automaticamente pensemos no movimento de inspirar e expirar, usando diafragma e pulmões. Mas esse mecanismo integra um sistema mais complexo que também conta com a respiração celular para que as funções vitais de nosso corpo sejam mantidas.

 

Nesse post, você vai entender a diferença entre a ventilação pulmonar e a respiração celular e o quanto esses mecanismos são interligados e importantes para a vida e a saúde humana.

 

O que é respiração celular

 

Todas as células de nosso corpo precisam, continuamente, de oxigênio para que possam gerar energia e assim manter as funções do organismo. Esse processo de obtenção de oxigênio para geração de energia vital, por meio de processos químicos ocorridos no interior das células, é a respiração celular. Sem ela, não vivemos.

 

As células usam o oxigênio para oxidar substâncias orgânicas diversas, como carboidratos, e nesse processo, liberam água, gás carbônico e a energia que é utilizada no trabalho celular, ou seja, no funcionamento do nosso corpo.

 

E como o oxigênio chega até as células para que essa respiração ocorra?

 

É aí que entra a ventilação pulmonar. Graças a ela, o oxigênio pode entrar em nosso corpo e ser transportado dos pulmões até as células (usando a corrente sanguínea como veículo).

 

 

Na ventilação pulmonar, inflamos e desinflamos os alvéolos pulmonares, por meio da contração e relaxamento da musculatura do diafragma (inspiração e expiração). As contrações do diafragma provocam diferenças de pressão entre o interior dos pulmões e a atmosfera e isso garante a entrada do ar no corpo.

 

O mesmo sangue que transporta o oxigênio para as células trará até os pulmões o gás carbônico liberado por elas, para que seja eliminado pela expiração. Assim, a ventilação pulmonar é responsável por capturar o oxigênio da atmosfera e também por possibilitar a eliminação do gás carbônico no ambiente.

 

Porta de entrada 

 

Entendendo a diferença entre ventilação pulmonar e respiração celular, fica claro que a respiração ocorrida no interior das células é um processo totalmente dependente da ventilação que mantemos em nossos pulmões. Por isso a importância tão grande de nosso sistema pulmonar e de termos um funcionamento adequado dessa ventilação. Ela é a porta de entrada para que nosso corpo e nossas células recebam o combustível que precisamos para nos manter vivos.

 

 

 

Please reload

Posts Em Destaque

Transporte aéreo investe em tecnologia de ponta para ganhar mercado

July 16, 2016

1/1
Please reload

Posts Recentes