Uso do sistema venturi na ventilação pulmonar

Atualizado: 3 de Dez de 2020



Sistema Venturi é um princípio conhecido em Mecânica dos Fluidos com diversas aplicações. Trata-se do princípio em que um fluido, é acelerado ao passar por um duto estreito formando um jato de alta velocidade mas de baixa vazão que ao atravessar um compartimento em contato com a atmosfera arrasta o ar ambiente gerando um fluxo de alta vazão de mistura do gás de arraste e ar ambiente. O sistema venturi pode ser visto em diferentes áreas da Ciência como: Fenômeno de Transporte, Mecânica dos Fluidos, Engenharia Aeroespacial, Oceanografia, Aeronáutica, Astronomia, e, na ventilação pulmonar.

A grande vantagem que o sistema venturi oferece é que para o funcionamento desse compacto ventilador, necessita de apenas um pequeno cilindro de oxigênio comprimido para gerar todo o volume de gás necessário para a ventilação durante todo o transporte.

● O projeto otimizado do sistema venturi promove que uma quantidade ínfima de oxigênio aspire uma grande quantidade ar ambiente permitindo uma terapia de concentração de oxigênio controlado com um nível muito próximo ao ar atmosférico, quando necessário.

● Obtenção de concentrações precisas de oxigênio: o que torna possível o uso do aparelho para variadas finalidades e perfis de pacientes.

● Aumento da taxa de renovação do ar: melhorando a qualidade da ventilação e eficiência no suporte respiratório.


Sistema venturi no respirador OxyMag


O sistema venturi está presente em um dos respiradores mais versáteis da Magnamed: o OxyMag, conferindo a este, notável leveza, praticidade e segurança , requisitos fundamentais para o transporte e suporte respiratório em emergência de pacientes críticos neonatais, pediátricos e adultos.


Ao misturar o ar ambiente com o oxigênio, o equipamento utiliza o princípio Venturi para obter concentrações precisas de oxigênio inspirado. Além disso, a ferramenta realiza o importante controle de fluxos e pressões no circuito respiratório para prover as modalidades de ventilação adequadas para a condição do paciente.


O ventilador pulmonar OxyMag também conta com outras vantagens, como:


● Integração de todo o sistema num único módulo pneumático eletrônico de baixo volume e peso;

● Sistema de controle eletrônico de fluxo para o paciente com utilização de tecnologia digital;

● Sistema inteligente e integrado de alarmes com todos os sistemas de segurança exigidos em normas nacionais e internacionais;

● Sistema de “backup” de energia elétrica para operação de 6,5 horas sem rede elétrica.


905 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo