Capnografia é o nome dado ao monitoramento em tempo real da concentração ou pressão parcial de CO2 (dióxido de carbono, também conhecido como gás carbônico) nos gases respiratórios expirados pelo paciente durante a ventilação pulmonar mecânica.
Além da Concentrações de Dióxido de Carbono (CO2), são monitoradas parâmetros como Frequência Respiratória (ou Ritmo Respiratório – “RR”), a forma de onda dos gases e a concentração de cada gás durante a inspiração e a expiração.
A tecnologia gera uma imagem gráfica que permite analisar e medir objetivamente o estado ventilatório do paciente de modo não invasivo, sendo utilizada como ferramenta de monitoramento para o uso da ventilação pulmonar nas unidades de terapia intensiva (UTI’s) e nos procedimentos de anestesia em pacientes adultos, pediátricos e neonatais.
Portanto, a representação gráfica da curva da pressão parcial de CO2 na mistura gasosa expirada, em relação ao tempo, é denominada capnografia, que é medida por meio dos capnógrafos - que podem ser aspirativos (side stream) e não-aspirativos (sensor colocado no circuito ou mainstream). Ele foi projetado para ser extremamente fácil de integrar com qualquer aparelho para monitoração, permitindo a visualização das informações sobre os gases em tempo real.
O capnógrafo aspirativo é destinado à intubação traqueal e o tubo coletor pode estar em posição proximal (cavidade nasal ou extremidade proximal da sonda de intubação) ou distal (extremidade distal do tubo traqueal). A leitura capnograma é realizada em 3 etapas: caracteriza-se inicialmente a presença de CO2 na mistura exalada; a seguir, são analisadas as curvas geradas; e, finalmente, busca-se correlacionar PETCO2 (pressão parcial de CO2 ao final da expiração) e PaCO2 (pressão parcial de CO₂ no sangue arterial).
O sensor deve ser conectado ao circuito de respiração do paciente para que sejam monitorados os gases inspirados e expirados durante a anestesia e a ventilação pulmonar mecânica e deve ser sempre usado em conjunto a outro equipamento de monitoração dos sinais vitais do paciente.
Comments