A ventilação pulmonar mecânica é um recurso extremamente relevante para a manutenção da vida e a melhoria do quadro de saúde em pacientes de diferentes idades e que enfrentam variadas situações. A necessidade do suporte respiratório pode se apresentar desde os primeiros minutos de vida de um recém-nascido, até a terceira idade. Todos estamos sujeitos a comprometimentos de nossa função respiratória.
Recém-nascidos
A transição da vida fetal para a neonatal é caracterizada por uma série de eventos fisiológicos, dentre eles, o funcionamento do aparelho respiratório. O pulmão, que até então era um órgão preenchido de líquido e com pouco fluxo sanguíneo, transforma-se rapidamente em um órgão arejado e com muito fluxo de sangue, para ser capaz de executar a troca direta de gás com o meio ambiente.
Contudo, nem sempre o sistema respiratório do recém-nascido funciona como deveria. É comum, inclusive, sintomas de dificuldades respiratórias logo após o nascimento, sendo esse um grande desafio para as equipes que atuam em unidades neonatais.
O desconforto pode ser benigno, representando somente um retardo na adaptação cardiorrespiratória, como também ser o primeiro sinal de uma infecção grave ou de outros quadros que demandam intervenção rápida pelo potencial que têm de se tornarem uma ameaça à vida.
A necessidade do suporte respiratório vai depender do quadro clínico e a capacidade respiratória do paciente. Para essas situações, é essencial que esses pacientes tenham à disposição os equipamentos mais modernos possíveis, pois o pulmão de um recém-nascido é especialmente vulnerável a lesões.
Da infância à vida adulta
Uma diversidade grande de situações pode levar uma criança, adolescente ou adulto a necessitar de suporte respiratório. Doenças respiratória, anestesia geral, traumas e outros cenários podem acarretar desconforto ou insuficiência respiratória em diversas faixas etárias, demandando a introdução da ventilação mecânica até que o paciente retome a respiração espontânea.
A tecnologia hoje dispõe de equipamentos e recursos adequados a todas essas situações e faixas de idade, permitindo atendimento otimizado e mais assertivo de pacientes com diferentes necessidades.
Pets
E não é somente ao longo da vida humana que o suporte respiratório é aliado da vida e da saúde. A infraestrutura para atendimento da saúde animal vem crescendo de forma permanente, principalmente voltada para os animais de estimação, os pets. Clínicas e hospitais veterinários buscam equipamentos de ponta para dar o suporte mais adequado aos animais de vários portes, tanto em unidades de internação, como em transporte.
Em um País como o Brasil, que tem a segunda maior população de animais domésticos do mundo (são mais de 130 milhões de pets!), segundo a Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação, torna-se ainda mais importante a existência de recursos avançados e adequados aos cuidados dos animais.
A expectativa de vida dos animais de estimação aumentou consideravelmente nos últimos anos com o avanço da medicina veterinária e devido a outros fatores também. A ventilação mecânica voltada aos pets, certamente, tem participação nesse cenário, tornando-se um recurso importante para os animais que apresentam insuficiência respiratória, seja ela causada por patologias, durante procedimentos cirúrgicos que necessitem de sedação profunda, pós-operatório ou qualquer outro quadro que fragilize a saúde dos bichinhos.
Comments