Qual é o papel da pleura para o sistema respiratório?
top of page
  • Foto do escritorLeo Jp

Qual é o papel da pleura para o sistema respiratório?


Os órgãos humanos são revestidos por membranas. A dos pulmões é chamada pleura. Como toda membrana de revestimento, ela tem a função de proteger os pulmões, mas sua importância vai muito além.

Nesse post, vamos entender o que é a pleura e qual a sua importância para o sistema respiratório.

O que é pleura?

A pleura é uma membrana dupla, formada por uma camada externa chamada de pleura parietal, adjacente à caixa torácica, e uma camada interna chamada de pleura visceral, que reveste diretamente os pulmões.

Entre essas duas camadas, está a cavidade pleural, preenchida por um líquido lubrificante, o líquido pleural.

Além de proteger os pulmões, a pleura é fundamental na respiração. Vamos entender o porquê.

Qual é o papel da pleura no sistema respiratório?

A pleura serve para manter os pulmões “armados” na ventilação, ou seja, abertos para as trocas gasosas. Isso porque o líquido pleural, juntamente com uma pressão negativa da cavidade pleural, mantém as pleuras parietal e visceral estabilizadas e aderentes, evitando um colapso pulmonar.

Além disso, é graças à presença do líquido pleural que os pulmões conseguem deslizar suavemente sobre a caixa torácica durante os movimentos da ventilação, prevenindo atritos que poderiam ocasionar inflamações e outras lesões pulmonares.

Estando clara a importância da pleura para a respiração, vamos entender agora alguns quadros clínicos que envolvem a pleura:

Pneumotórax: é a substituição do líquido pleural por ar. Isso pode ocorrer quando uma pessoa sofre perfuração no pulmão, por exemplo, seja em um acidente, em uma fratura de costela, após uma facada ou mesmo após uma perfuração por projétil de arma de fogo. A perfuração leva à perda do líquido, ao descolamento das pleuras parietal e visceral e à entrada de ar na cavidade, aumentando a pressão sobre os pulmões. Com isso, há um colapso pulmonar que pode levar à morte. Quando o líquido pleural é substituído por sangue, o quadro é chamado de hemotórax.

Derrame pleural: aqui, em vez de haver perda de líquido pleural, há o seu acúmulo na cavidade. Uma das consequências possíveis é a pleurisia, uma inflamação das pleuras que provoca o seu espessamento.

A pleura é, portanto, essencial para a proteção dos pulmões e para garantir a adequada ventilação pulmonar durante a respiração. Assegura que os pulmões estejam abertos às trocas gasosas e possam realizar seus movimentos sem sofrerem lesões decorrentes de atritos com a caixa torácica. Qualquer anormalidade envolvendo essa membrana merece, portanto, toda a atenção.

106.425 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page