top of page

PERGUNTAS FREQUENTES FLEXIMAG MAX:

A VÁLVULA REGULADORA DE AR COMPRIMIDO E OXIGÊNIO É OBRIGATÓRIA?

Não. Na entrada do módulo pneumático duas válvulas regulam a pressão dos gases provenientes da rede do hospital, procurando assegurar uma faixa adequada ao equipamento.

QUAIS ITENS SÃO AUTOCLAVÁVEIS?

Circuito respiratório, sensor de fluxo proximal, linhas de silicone, válvula integrada e diafragma da válvula integrada.

 

A NEBULIZAÇÃO ALTERA A VENTILAÇÃO DO PACIENTE?

Não. A nebulização é sincronizada com a fase inspiratória do ciclo respiratório do paciente e o tempo também é programável para que o paciente receba toda a medicação e que o fluxo não seja maior do que o programado ao paciente sem alterar a ventilação e a FiO2 programada.

 

O USO DO FILTRO HEPA É OBRIGATÓRIO?

Não, porém é recomendado o seu uso na válvula integrada no ramo expiratório a fim de reduzir significativamente o risco de disseminação viral e bacteriana no ambiente, reduzindo assim as infecções cruzadas.

 

O QUE É O SISTEMA FLOWAIR?

É um sistema composto por turbina de alto fluxo de alto desempenho com sistema antirruído que é capaz de produzir o próprio fluxo de ar sem necessidade de alimentação de gases provenientes da rede do hospital para funcionar (ar comprimido).

 

QUANTO TEMPO O VENTILADOR PODE USAR O SISTEMA FLOWAIR PARA VENTILAR UM PACIENTE?

 

Não há tempo determinado. O sistema FlowAir trabalha com turbina de alto fluxo e alto desempenho e pode ser utilizado pelo tempo que for necessário produzindo o próprio fluxo de ar.

 

TODOS OS MODELOS DO FLEXIMAG MAX POSSUEM O SISTEMA FLOWAIR?

Não. Apenas os modelos Fleximag Max 300 e Fleximag Max 700 possuem esta tecnologia.

 

PARA QUE SERVE A ENTRADA DE OXIGÊNIO DE BAIXA PRESSÃO DO APARELHO?

Tem a função de enriquecimento do gás enviado pelo sistema Flowair através da conexão com o fluxômetro (até 20l/min).

 

O FLEXIMAG MAX PODE VENTILAR COM APENAS 1 GÁS?

 

Sim. Os modelos Fleximag 300 e 700 possuem sistema FlowAir portanto podem funcionar com fio2 21% sem alimentação de gases externo. No caso do modelo Fleximag 500 é possível realizar a ventilação com a alimentação de apenas um gás, caso ventile apenas com o oxigênio a ventilação será com fio2 a 100% e, se for alimentação por ar comprimido, o aparelho proporciona a ventilação com FiO2 a 21%.

 

PODE-SE UTILIZAR QUALQUER TIPO DE CIRCUITO NO FLEXIMAG MAX?

Sim. Além dos circuitos ventilatórios da MAGNAMED podem ser utilizados os circuitos ventilatórios que sejam homologados pela ANVISA.

 

AO UTILIZAR A VENTILAÇÃO NÃO-INVASIVA, QUANTO DE FUGA PODE SER COMPENSADA PELO APARELHO?

Até 50L/min na categoria adulto e 20L/min em Neonatologia.

QUANTO TEMPO O APARELHO FUNCIONA SEM ESTAR CONECTADO À  REDE ELÉTRICA?

As baterias internas, se completamente carregadas e em uso normal, tem autonomia de 210 minutos.

O FLEXIMAG MAX PODE VENTILAR QUALQUER PACIENTE?

O aparelho Fleximag Max fornece suporte ventilatório invasivo e não invasivo a pacientes neonatais (desde prematuros extremo baixo peso, pediátricos e adultos (inclusive com obesidade mórbida).

 

COMO SE DEVE REALIZAR A ESTERILIZAÇÃO /DESINFECÇÃO DOS COMPONENTES RESPIRATÓRIOS APÓS O USO?

Todas as informações referentes a limpeza e desinfecção dos componentes estão disponíveis no manual de operação do aparelho. De maneira geral, Circuito respiratório, sensor de fluxo proximal, linhas de silicone, válvula integrada e diafragma da válvula integrada são autoclaváveis.

 

O SENSOR DE FLUXO DISTAL (ENVITEC, COM FILAMENTO AQUECIDO) É AUTOCLAVÁVEL?

Não. Para a desinfecção interna do sensor de fluxo DISTAL, não utilize instrumentos que possam gerar esforços mecânicos, como ar comprimido ou jato d’água, sob o risco de danificar o filamento. Certifique-se que o sensor esteja completamente seco antes de utilizar, pois o álcool residual poderá danificar o filamento. Para a desinfecção: desconectar o sensor distal da válvula expiratória e aguardar 30 minutos. Mergulhar o sensor em solução de etanol a 70% por 1 hora, deixar secar naturalmente por 30 minutos em ambiente antes de montar novamente no aparelho.

 

QUANDO UTILIZAR O SENSOR DE FLUXO PROXIMAL?

Ao ventilar qualquer tipo de paciente (neonatal, pediátrico ou adulto) pode-se optar pelo sensor de fluxo proximal ou pelo distal.

QUAL SENSOR DE FLUXO DEVE SER UTILIZADO PARA A CATEGORIA NEONATAL?

AAo ventilar qualquer tipo de paciente neonatal, pode-se optar pelo sensor de fluxo proximal ou pelo distal. Obrigatoriamente para ativar o modo ventilatório Ventilação com volume garantido (VG) deve-se utilizar o sensor proximal (modo disponível para a categoria neonatal). Apesar de ser indicado para qualquer categoria de paciente, pode-se afirmar que é padrão ouro na monitorização de pacientes neonatais, inclusive os de extremo baixo peso.

 

QUAL A DIFERENÇA ENTRE O SENSOR DE FLUXO PROXIMAL E O SENSOR DE FLUXO DISTAL?

O sensor de fluxo proximal é específico para cada categoria de paciente (neonatal, pediátrico ou adulto). O seu princípio de funcionamento é baseado na medição por diferencial de pressão entre dois pontos, já o sensor de fluxo distal é universal atende a todos os pacientes, realiza a leitura do fluxo expirado pelo paciente, funciona através de tecnologia térmica – por filamento aquecido ou anemômetro de fio quente.

COMO ALTERAR A CATEGORIA DO PACIENTE?

Deve-se desligar e religar o aparelho e selecionar a categoria de paciente adequada.

 

POSSO VENTILAR UM PACIENTE PREMATURO EXTREMO?

Sim. O modo neonatal ventila pacientes de extremo baixo peso.

O AUTOTESTE É OBRIGATÓRIO? SE SIM, EM QUAIS MOMENTOS?

Não é obrigatório, porém indica-se a realização do autoteste para que seja verificado toda integridade do circuito, sensores, possíveis vazamentos e as pressões de rede de rede. Recomenda-se também realizar a cada modificação de categoria do paciente a ser ventilado; sempre que houver um alerta de erro ou falha do sistema, ou até possíveis vazamentos para identificar a causa do problema.

 

COMO FAÇO PARA ATIVAR A VENTILAÇÃO NÃO INVASIVA?

A ventilação não invasiva pode ser ativada em qualquer modo ventilatório na aba MENU – RECURSOS – VENTILAÇÃO NÃO INVASIVA, ou pode ser realizada no modo VNI exclusivo.

 

O VENTILADOR ARMAZENA QUANTAS HORAS DE TENDÊNCIA E QUANTOS PARÂMETROS?

O aparelho armazena 240 últimas horas de tendências, podendo analisar 4 parâmetros por vez dentre os 36 disponíveis para selecionar.

QUAIS MANOBRAS ESTÃO DISPONÍVEIS NO FLEXIMAG MAX?

As manobras disponíveis no Fleximag Max são: P0.1, P/V flex, PiMáx, capacidade vital lenta e volume aprisionado. Manobras disponíveis na categoria adulto e pediátrico.

 

QUAIS SÃO AS DIFERENÇAS ENTRE OS FILTROS HME E HEPA?

O filtro HEPA retém vírus e bactérias com eficiência de filtragem em 99,9%, deve ser acoplado anteriormente à válvula expiratória e previne a disseminação de microrganismos no ambiente evitando infecção cruzada. O filtro HME tem função de umidificar o ar da rede de gases por meio da condensação expiratória e é utilizado no Y do circuito.

O QUE DIFERE ENTRE OS MODELOS DO FLEXIMAG MAX?

Fleximag 500: não possui sistema FlowAir, apenas as entradas de oxigênio e de ar comprimido para conexão a uma rede canalizada. Fleximag 300: possui apenas o sistema FlowAir e entrada de oxigênio. Fleximag 700: possui entradas de ar comprimido e de oxigênio e também possui sistema FlowAir.

COMO É FEITA A MENSURAÇÃO DO DRIVING PRESSURE?

O driving pressure é calculado a partir da diferença entre pressão platô e Peep, e este cálculo e realizado automaticamente no Fleximag Max em tempo real.

COMO FUNCIONA A MONITORIZAÇÃO DO PULMÃO?

No Fleximag Max temos a opção de monitorização protetora. Na tela MENU – LAYOUT- ‘PULMÃO’, é possível monitorar em tempo real a ventilação do paciente através da visualização do pulmão, indicando se o volume de ar está vazio, insuficiente, ideal ou excessivo.  

PARA QUE SERVE A ENTRADA DE PRESSÃO AUXILIAR EXTERNA?

Para utilizar esse canal, conecte uma ponta de um tubo adequado no bico de pressão auxiliar (P.AUXILIAR) e a outra ponta no canal de pressão que deseja medir. É possível utilizar esse recurso com um balão esofágico ou para obter a pressão da carina, entre outras formas. Ao ativar essa opção, será traçada uma nova curva de pressão na tela acompanhada dos seus valores instantâneos. A curva de pressão do paciente permanece sendo traçada normalmente.

PARA REALIZAR AS MANOBRAS VENTILATÓRIAS NECESSITO ADQUIRIR ALGUM SOFTWARE?

Não há necessidade de adquirir nenhum software, todas as funções descritas estarão disponíveis para uso.

Se preferir, baixe

a versão em PDF.

  • Instagram - Cinza Círculo
  • YouTube - círculo cinza
  • LinkedIn - círculo cinza
  • Facebook - círculo cinza
bottom of page